A atuação rápida e coordenada da Polícia Militar de Minas Gerais frustrou mais uma ação criminosa contra o patrimônio da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e resultou na prisão de um dos envolvidos, além da localização e apreensão de grande quantidade de trilhos furtados.
No mês de maio de 2025, representantes da empresa VLI procuraram a PM para relatar o furto de trilhos da linha férrea em duas ocorrências distintas, registradas nos municípios de Bambuí e Iguatama. No dia 26 de julho, situação semelhante ocorreu na zona rural de Formiga.
Nesta data (08/08), nova tentativa de furto foi registrada na zona rural de Formiga. Os autores fugiram ao perceber a aproximação das equipes policiais, deixando para trás um veículo carregado com trilhos e outros materiais.
A partir daí, foi desencadeada uma operação conjunta entre o 63º BPM, sediado em Formiga, e a 9ª Cia PM Ind, sediada em Itaúna, que rapidamente identificou e prendeu um dos suspeitos, o qual confessou participação no crime. Outros dois envolvidos também foram identificados.
Durante as diligências, a Polícia Militar localizou, em uma propriedade rural em Itaúna, uma grande quantidade de trilhos furtados. O proprietário foi identificado e responderá pelo crime, mesmo não estando presente no momento da ação.
OBS.: Ocorrência em andamento. Preso na DPol e militares envolvidos a disposição, caso houver interessados em entrevista.
Polícia Militar de Minas Gerais – 250 anos: A força do povo mineiro. Presença que protege.