Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Primeira reunião da Comissão Especial sobre abastecimento e qualidade da água no município

Publicada em: 21/08/2025 18:25 -

Na tarde desta quinta-feira, 21 de agosto, a Câmara Municipal de Itaúna promoveu a primeira reunião da Comissão Especial criada para apurar questões relacionadas ao abastecimento e à qualidade da água no município.

 

O encontro contou com a presença dos vereadores Gustavo Dornas Barbosa (presidente da comissão), Aristides Ribeiro (relator), Giordane Alberto e Leonardo Alves (membros), além do diretor do SAAE, Nilzon Borges, e do gerente superior operacional de Água, Joaquim Gomes Souza.

 

Durante a reunião, Nilzon Borges informou que o município possui atualmente 23 Estações de Tratamento de Esgoto Compactas (ETECs) em funcionamento, além de outras três desativadas. Segundo ele, o SAAE realizará um diagnóstico completo das ETECs, com o objetivo de identificar e solucionar eventuais problemas operacionais. Ainda segundo o diretor, está em andamento o processo de aquisição de um novo caminhão de hidrojateamento, que permitirá melhorias na manutenção dessas estações.

 

Os membros da comissão sinalizaram apoio à iniciativa e se comprometeram a destinar emendas impositivas no orçamento municipal para contribuir com os investimentos necessários, além de mobilizar outros vereadores em torno da causa.

 

O presidente da comissão, vereador Gustavo Barbosa, solicitou ao SAAE o envio do relatório completo de funcionamento das ETECs. Barbosa também questionou sobre o percentual de tubulações de amianto ainda existentes na rede de abastecimento de água. Em resposta, Joaquim Gomes informou que está sendo feito um levantamento técnico, que será enviado assim que concluído. Ele ressaltou que a substituição por tubulações de PVC ocorrerá gradualmente, conforme a priorização de ações emergenciais.

 

Outro tema discutido foi a presença de aguapés na “Barragem Velha”. O vereador Aristides Ribeiro questionou sobre medidas que poderiam ser adotadas para a remoção dos Aguápes. Nilzon explicou que a Prefeitura já solicitou ao IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) autorização legal para intervenção, uma vez que o município não possui autonomia para realizar ações diretas no local.

 

Em relação ao crescimento urbano próximo à Barragem Velha, Joaquim Gomes informou que o SAAE tem orientado construtores sobre os procedimentos corretos para instalações de água e esgoto em novas edificações na região.

 

O vereador Leonardo Alves apontou a ocorrência de derramamento de esgoto em alguns pontos da cidade e questionou o posicionamento do SAAE. Nilzon respondeu que o órgão solicitou recursos da ordem de R$ 10 milhões, a fundo perdido, para sanar o problema do esgoto no Rio São João e seus afluentes, gerados por emissários fraturados. Caso os recursos não sejam disponibilizados a fundo perdido, o SAAE planeja utilizar recursos próprios de aproximadamente 2,5 milhões por ano, em média, para a realização das intervenções necessárias.

 

Encerrando a reunião, o SAAE informou que está planejando a possível aquisição de cerca de 30 novas bombas para poços artesianos e reservatórios, incluindo bombas de reserva, como forma de garantir o abastecimento de água.

 

A Comissão Especial continuará acompanhando os desdobramentos e vai realizar novas reuniões para dar continuidade aos questionamentos e propor soluções para os problemas relacionados ao saneamento básico no município.

 

 

Fonte: Câmara Municipal de Itaúna

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...