Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Vice-Prefeito de Itaúna envolvido em esquema fraudulento envolvendo MINERAÇAO IRREGULAR em Minas Gerais

Publicada em: 18/09/2025 07:51 -

VICE-PREFEITO DE ITAÚNA MG envolvido em esquema fraudulento envolvendo MINERAÇÃO IRREGULAR em Minas Gerais e pode ser AFASTADO DO CARGO DE VICE-PREFEITO. Hidelbrando Canabrava, também secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, é citado no esquema de mineração ilegal. Entre os investigados na Operação Rejeito, desencadeada nesta quarta-feira (17/9) pela Polícia Federal está Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto (PL), vice-prefeito de Itaúna e atual secretário de Urbanismo e Meio Ambiente. A polícia deflagrou a ação em parceria com a Controladoria-Geral da União, o Ministério Público Federal e a Receita Federal.

 

Ela mira uma organização criminosa que teria causado danos ambientais graves e movimentado pelo menos R$ 1,5 bilhão em fraudes no setor minerário de Minas Gerais. As apurações revelam que Hidelbrando se associou a outros investigados em diferentes empreendimentos. O relatório da Polícia Federal aponta:

 

“A HCRN Assessoria e Consultoria Ambiental Ltda., constituída em 7/4/2021, é de propriedade de Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto, sócio de Gilberto Horta na empresa Ursa Maior e da GMAIS Ambiental nas empresas BRAVA e Verdecál.” 

 

Esse vínculo empresarial levanta a suspeita de que ele teria participado de esquemas para obter licenças ambientais fraudulentas e favorecer grupos mineradores investigados. De acordo com a decisão, Hidelbrando desempenhava funções consideradas operacionais, articulando contratos e servindo como elo entre empresários e gestores públicos. O documento descreve que ele participou de reuniões estratégicas e que sua empresa foi inserida em contratos com potencial econômico superior a R$ 3 bilhões.

 

Além disso, a PF indica que ele atuava em conluio com outros membros da organização, que buscavam neutralizar fiscalizações estatais e influenciar servidores da Agência Nacional de Mineração e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

 

O lobista Gilberto Horta acabou preso durante a operação 

 

Segundo a decisão judicial que embasa a operação, Hidelbrando aparece como sócio e operador em negócios suspeitos ligados à exploração irregular de minério.

 

Rádio Sol feita prá você

ww.solradio.com.br

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...