Em solenidade realizada pelo Governo de Minas e Ministério Público Estadual, na quinta-feira, 25/09, em Belo Horizonte, Itaúna foi uma das trinta cidades contempladas a receber, em 2026, uma unidade UAI Compartilha.
As Unidades de Atendimento Integrado garantem à população acesso a serviços públicos de forma rápida, segura e padronizada. Entre eles estão: emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), recuperação da conta Gov.br, além de serviços de trânsito relacionados a habilitação e veículos.
Essa conquista é fruto de uma ação pioneira articulada pelo prefeito Gustavo Mitre, que, com seu bom trâmite junto ao Governo do Estado, conseguiu garantir a instalação da unidade em Itaúna.
Representaram o município na solenidade de assinatura do convênio o prefeito Gustavo Mitre, o chefe de gabinete, Leonardo Tavares, e o secretário de Planejamento e Governo, Marcus Júnior. Em Itaúna, a previsão é que o serviço esteja disponível no primeiro semestre do ano que vem, em imóvel localizado na região central, nas proximidades da Avenida Getúlio Vargas, facilitando o acesso da população.
“Com certeza será mais um benefício à nossa comunidade, que terá diversos serviços funcionando em apenas um lugar, economizando tempo e deslocamentos para resolver tais demandas. Esta contemplação mostra a importância de Itaúna perante os poderes estaduais”, destacou o prefeito.
As cidades contempladas com unidades UAI Compartilha serão beneficiadas com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, que poderão ser utilizados para aquisição de mobiliário, equipamentos e sinalização visual dos espaços. Com as trinta novas unidades, Minas Gerais passa a contar com 88 UAI’s em funcionamento, beneficiando a população em 10 macrorregiões do estado.
Rádio Sol feita prá você
www.solradio.com.br