...

...

No ar: ...

...

SAAE: Novo reservatório da Cachoeirinha já está em funcionamento

Publicada em: 28/01/2026 15:59 -

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itaúna concluiu o assentamento e a interligação do novo reservatório da comunidade da Cachoeirinha, na zona rural do município. Na segunda-feira, 19 de janeiro, o equipamento já operava com mais de 50% de sua capacidade total de reservação.

Anteriormente, o SAAE já havia perfurado um novo poço profundo na Cachoeirinha, que agora foi interligado aos dois reservatórios existentes, ampliando significativamente a segurança hídrica da comunidade.

Mais 500 mil litros de água para o sistema de abastecimento

O SAAE/Itaúna segue investindo na ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água, garantindo qualidade e quantidade para a população. Desde o final do ano passado, a autarquia executa obras de alvenaria para a construção de cinco novas bases que irão receber cinco reservatórios, cada um com capacidade de armazenamento de 100 mil litros de água, totalizando mais 500 mil litros de reservação.

Desses novos reservatórios, dois estão localizados na área urbana: um no bairro Parque Jardim Santanense, para atender a demanda dos bairros São Bento I e II, e outro no bairro Cidade Nova. Ambos fazem parte da região Oeste de Itaúna, uma das áreas que mais cresceram nos últimos anos, com expressivo aumento populacional.

Os outros três reservatórios atenderão comunidades rurais: Cachoeirinha, Pequis/Recanto dos Pássaros e Sumidouro. Vale destacar que, anteriormente, o SAAE já havia perfurado novos poços profundos nas comunidades de Carneiros, Sumidouro, Cachoeirinha e Recanto dos Pássaros. Assim, a implantação das bases e dos reservatórios representa a segunda fase desses investimentos na rede de abastecimento.

Em Carneiros, o poço apresenta vazão de 7 mil litros por hora; na Cachoeirinha, mais de 6 mil litros por hora; no Recanto dos Pássaros, mais de 4 mil litros por hora; e no Sumidouro, a vazão é considerada extraordinária, superando 30 mil litros por hora. Todos os poços aguardam apenas a liberação da CEMIG para a ligação da energia elétrica.

As obras são consideradas fundamentais para a manutenção e ampliação do sistema de abastecimento urbano e rural de Itaúna. A expectativa da diretoria-geral do SAAE e da gerência Técnico-Operacional é que todos os novos sistemas estejam totalmente interligados aos já existentes até o início de 2026.

Segundo o diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, os investimentos fazem parte de um planejamento contínuo.

“Além das manutenções corretivas e preventivas realizadas nas redes atuais, não deixamos de investir em melhorias. Dentro das possibilidades, seguimos capacitando nossa equipe, participando de feiras e seminários para trazer novas tecnologias para a autarquia. Hoje contamos com uma equipe mais motivada e unida, e os resultados são visíveis. Estamos satisfeitos com os avanços, mas sabemos que ainda precisamos avançar muito mais”, destacou.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...